28 abril 2009

Almost Famous



Tagline: Experience it. Enjoy it. Just don't fall for it.
Director: Cameron Crowe
IMDb: 8.0

Cameron Crowe é o realizador de filmes como Jerry Maguire, Vanilla Sky e o mais recente Elizabethtown. Almost Famous, escrito pelo mesmo, é passado nos anos 70, os anos áureos do Rock and Roll, em que bandas como Black Sabbath, The Who, Led Zeppelin, Pink Floyd se revelam e lançam as suas primeiras pistas de sucesso. Retrata também a época consequente à desintegração dos Beatles, em que John Lennon e Paul McCartney lançam-se em carreiras a solo. É também a época em que David Bowie assegura a sua reputação como sólida figura da cultura Pop.
O filme retrata a história de William Miller (Patrick Fugit) , um rapazinho de 15 anos, que é contratado pela revista Rolling Stone para escrever uma reportagem sobre uma banda dos anos 70, Stillwater.

É difícil não reparar na paixão que Cameron transmite neste filme. O que não é dito nem entedido através do filme, é que William Miller na realidade é o alter-ego de Cameron Crowe. Antes de iniciar a sua carreira no cinema, Crowe foi jornalista da revista Rolling Stone e participou em Tours de várias bandas da sua época. É através conexão emocional que Crowe tanspõe para o ecrã com delicadeza e naturalidade a história de William Miller. Lester Bangs, interpretado por Philip Seymour Hoffman, é o mentor de Miller e profere vários conselhos interessantes e curiosos. Num destes momentos Lester Bangs, músico e jornalista da revista Rolling Stone e Creem, mostra profissionalismo e dá a Miller um dos melhores conselhos que pode ser dado a um jornalista: “My advice to you. I know you think those guys are your friends. You wanna be a true friend to them? Be honest, and unmerciful.” Um dos melhores momentos do filme.

Um bom elenco, com Billy Crudup (Dr. Manhattan em Watchmen), Frances McDormand (Burn After Reading), Zooey Deschanel (Yes Man) e Jason Lee (My Name is Earl), fazem as delícias de quem assiste. Mas é Kate Hudson que brilha e demonstra o seu talento e versatilidade. Devo dizer que desconhecia esta faceta de Kate Hudson. A sua personagem é apaixonada, frágil e credível.
O filme é leve, mas não é por isso que passa para uma categoria de “simples entretenimento”. Retrata principalmente uma época que não existe mais, de músicas eternas e efémeras. A banda sonora (excelente) reporta-nos para os anos de ouro do Rock and Roll. Sinceridade, Coração e Homenagem como palavras-chave do filme.

7.5/10

3 comentários:

- cleber . disse...

Até hoje, não consegui ver este filme, mais depois de Jerry Maguire, espero muita coisa de Cameron Crowe!

Anónimo disse...

Cara, sou muito fã do Cameron Crowe, consigo ver as melhores qualidades de filmes massacrados dele, como Tudo Acontece em Elizabethtown...

Almost Famous é um consenso tanto de publico e critica, puta filme!!

Abraços

Red Dust disse...

É um belo retrato de outros tempos que não existirão nos dias de hoje. Uma 'construção' que permitiu a Kate Hudson provavelmente o melhor papel da sua carreira.

8/10.