20 abril 2009

Camino



Camino foi o filme escolhido para a minha tarde de Páscoa (irónico, sim!) e é, de facto, uma película polémica e bastante séria em relação à sua crítica à Opus Dei, a maior instituição católica de recrutamento actual. Este filme é escrito e realizado por Javier Fesser e ganhou os seis principais prémios Goya, entre eles o de Actriz Revelação para Nerea Camacho, que interpreta Camino.
O filme começa pela morte da menina, mas é então que retrocede 5 meses para mostrar todo o percurso e desenvolvimento da doença. Numa visita ao clube de teatro, no qual sempre desejou entrar, conhece Jesus, o menino com o qual irá fantasiar durante a história. (Quem não viu o filme sugiro que não leia o seguinte parágrafo.)

Já em Pamplona, no local onde iria posteriormente morre, Camino é visitada por padres e freiras, aos quais confidencia que tem um amigo chamado Jesus. Jesus, o menino que inocentemente Camino deseja, é rapidamente visto pela igreja como a figura religiosa. É aqui que se inicia a leitura falsa e a manipulação da história. A igreja inicia a sua missão em tornar a menina um mártir e obriga a mãe abdicar da sua filha em prol da igreja.
A cena final dá-se no quarto de hospital: a morte de Camino presenciada por 20 pessoas, as quais assistem quase como que um show, mesmo aplaudindo nos instantes finais. A cena é toda ela intensa, cruel e chocante e interceptada por trechos e flashbacks que mostram a ilusão da menina, de estar ao pé de Jesus.


A história, baseada em factos reais, tem como intuito provocar a reflexão do espectador de como a igreja distorce e manipula invariavelmente factos reais tornando-os dogmas religiosos. Esta fita não é evidentemente uma sequência de orações e altares, religião e santos, mas uma critica fortíssima à Opus Dei e magistralmente conferida, tal como uma história de amor, ilusão e inocência.

Recomendo fortemente a sua visualização.


8/10

3 comentários:

Unknown disse...

Nunca vi e, diga-se, só há uns dias me consciencializei da sua existência. Mas com tantos elogios vou ter que o espreitar.

Bjs

Tiago Ramos disse...

Por acaso tenho aqui para sacar (esta parte não se diz)... E ando ansioso para ver, especialmente depois de ter ganho tantos prémios Goya.

Mafs disse...

Fifeco

Tens mesmo que espreitar! É um bom filme na minha opinião e toca em assuntos controversos que despertam sempre curiosidade. Também só soube da sua existência precisamente no Dia de Páscoa.


Tiago

Não há outra forma de ver este filme realmente, (ainda?!) não saiu em DVD em Portugal :b merecidos prémios Goya , acredita !