19 abril 2009

Edward Scissorhands


Já toda a gente conhece o talento quase infindável deste realizador. Tim Burton, no seu estilo estranho e incomparável, realizou uma das melhores fábulas góticas de sempre, mas foi a divindade e inocência que fizeram este filme um dos melhores do início da década de 90. Sem dúvida que é um filme de peculiar gosto, mas mesmo que não se aprecie a história, não podemos subvalorizar este filme uma vez que é o primeiro que junta Johnny Depp e Tim Burton.
O filme retrata a história de Edward, um jovem criado por um inventor que morre antes de dar mãos ao estranho ser e, por isso, fica com mãos de tesoura. Um dia, uma representante da linha de cosméticos "Avon" conhece-o e decide levá-lo para conhecer a sua familia. é então que Edward conhece Kim (Winona Ryder) e se apaixona por ela.
É impossível não reconhecermos o talento que Johnny Depp transparece neste filme, mostra-se um actor versátil e, principalmente, credível (como veio a provar anos mais tarde). Esta personagem, brilhantemente interpretada, torna-se assim uma das mais interessantes e irregulares personagens clássicas do cinema. Tim burton por si também já havia mostrado o seu lado negro com o filme Beetle Juice, mas neste filme, com um argumento tão lunático apronfunda a trama e conta uma bela história de amor. É a inocência de Edward que prima nesta fita, a sua natureza que o atrai e repele de uma comunidade de casinhas coloridas que não o aceita apenas por ser diferente. Através de Edawrd, com o seu olhar inocente e desamparado, Tim Burton concebe uma sátira social, pela disparidade de reacções que alguém tão diferente provoca numa comunidade. É um filme pouco ambicioso, mas cativa facilmente o espectador que se mostra aberto ao universo de Burton, lunático e negro.
Outros elementos tais como a fotografia (Tom Duffield) e a banda sonora (Danny Elfman- Big Fish, The Nightmare Before Christmas, Charlie and The Chocolate Factory, entre outros.) criam uma fabulosa história, com traços de Frankenstein e A Bela e o Monstro.

8/10

6 comentários:

Unknown disse...

Não posso comentar o filme porque nunca vi. E sinceramente não o planeio fazer tão cedo. Nunca gostei de Tim Burton nem do seu universo e esta é outra daquelas obras que não me atrai. Um dia ele ainda me vai provar que sabe fazer algo de que eu gosto :p

Bjs

Mafs disse...

Nem toda a gente gosta de Tim Burton é verdade. Mas ele dá sempre o seu toque infantil e negro a cada filme que faz, tornando-o único e sempre reconhecível :b mas compreendo-te perfeitamente !
Espero que realmente um dia ele te prove isso e passes a gostar de Tim Burton :)

Beijos

Mafs disse...

ah e vou já tratar de ver o blade runner entao :b

Unknown disse...

Duvido que ele me dê a volta mas continua à espera :p

Espero pelo Blade Runner então.

Bjs

Red Dust disse...

É um belo filme. Sente-se um pulsar humano em cada sequência. Uma fábula deliciosa com uma das melhores interpretações da carreira de Johnny Depp.

Mafs disse...

Sem dúvida. Johnny Depp esteve brilhante :)

Obrigada pela visita