04 maio 2009

Requiem For a Dream



Director: Darren Aronofsky
IMDb: 8.5

Darren Aronofsky assina Requiem for a Dream, o mais angustiante e comovente filme da sua carreira. É uma visão perturbadora como Aronofsky nos remete para um mundo em que as pessoas são aprisionadas pelo seu próprio vício e destruídos pelas próprias dependências.
Requiem for a Dream expõe a vida paralela de quatro personagens. Sara Goldfarb (Ellen Burstyn), uma viúva solitária que aspira a uma aparição num programa de televisão. Após ter sido informada que iria aparecer no programa, entra num estado obsessivo. Ao ver que o seu vestido vermelho não lhe serve, fica eventualmente viciada em pílulas para emagrecer.
Harry Goldfarb (Jared Leto ), filho de Sara e namorado de Marion (Jennifer Connelly) é um jovem cujo único objectivo é consumir a próxima dose de heroína, tal como o seu melhor amigo Tyrone (Marlon Wayans), que o apresenta ao tráfico de droga. Apesar do desejo comum de sucesso e ambição, testemunhamos a destruição dos seus próprios sonhos e vidas, o enfraquecimento do seu estado, não só físico, mas também psicológico.
Aronofsky é brilhante na forma como apela pela nossa envolvência, leva-nos ao término das sensações, através da alternância entre cenas a uma grande velocidade, quase fotográficas, e cenas bastante mais paradas e serenas. Lembro-me que quando vi este filme, considerei a realização bastante inovadora, embora agora já mais comum, nunca havia visto antes um estilo de realização similar a este.
A personagem mais cativante é sem dúvida a personagem de Ellen Burstyn, que já tinha provado as suas capacidades em The Exoscist, e que neste filme está brilhante na interpretação de uma viciada em anfetaminas e tranquilizantes, isolada e vazia. No entanto, as outras interpretações estão também ao nível do filme - não esquecer Jeniffer Conelly.
O final é a condensação da trama e abominação já antecipada. As personagens, no início bastante unidas, vêm-se no final com caminhos completamente divergentes e distintos. Após a visualização de um filme destes, ficamos completamente atónitos, e nisso Aronofsky foi excelente: na forma como alcança facilmente a atenção do espectador e alerta para a sua sensibilidade, pela forma como mostra os recantos da dependência mais perversos, imundos e decadentes.

9.5/10

3 comentários:

- cleber . disse...

Uma obra-prima que mostra os efeitos agressivos das drogas. Imperdível!

Mafs disse...

Exacto. Mesmo que não apreciem pela arte, este filme deve ser apreciado pelo um retrato nu e frio das consequências implicadas.

Roberto Simões disse...

Um grande filme, mesmo.

Cumps.
Roberto F. A. Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema