07 junho 2009

Religulous

- Do you smell something burning?
Realizado por Larry Charles
IMDb: 7.8

Discutir religião com crentes é definitivamente um dos maiores prazeres dos cépticos, agnósticos e ateus. A forma como estes reagem a certos factos indiscutíveis e inegáveis é esplendorosa. Como se tudo que acreditassem fosse totalmente e completamente destronado por uma simples frase que proferimos.

A religião neste filme, não assume um papel oposto à ciência, centrando-se antes no carácter dogmático e contraditório de todas as religiões. Bill Maher, um comediante interessado neste tópico, viaja por vários centros culturais e religiosos e entrevista vários padres e influentes de cada doutrina. Vemos avaliado não só o estado da igreja católica no século XXI, mas também todo o painel de religiões contemporâneas, tal como a mais recente religião - a cientologia.

O que Bill Maher tenta no fundo, não é tornar todas as pessoas descrentes ou convertê-las ao ateísmo, mas antes fazê-las perceber e mostrar ao espectador que muitas religiões assentam em falácias, princípios pouco fiáveis e contradições que só não vê quem não quer ver. Ou seja, nada aponta para que nenhuma religião seja universal ou totalmente correcta, apelando à Dúvida. Sim, a dúvida é para Bill Maher o ponto de vista mais humilde e correcto. E dou-lhe razão.

Todo o documentário é preenchido por momentos cómicos o que considero um trunfo para captar a atenção dos mais distraídos. Consegue, no entanto, apresentar um ponto de vista verosímil e fundamentalmente lógico. Um documentário competente.

9/10

1 comentário:

Tiago Ramos disse...

Provavelmente esperávamos coisas diferentes, porque não gostei em nada do estilo do documentário... (http://splitscreen-blog.blogspot.com/2009/06/religulous-que-o-ceu-nos-ajude-por.html)