11 junho 2009

Somersault

- Love can turn you upside down.
Realizado por Cate Shortland
IMDb: 6.8

Somersault não é um filme conhecido, nem realizado por alguém genial ou nem sequer escrito por nenhum Kaufman ou Woody Allen. Mas isso nunca impediu ninguém de produzir bons filmes. Sempre gostei de cinema independente mas Somersault foi uma pequenina surpresa e desilusão, bem ao mesmo tempo devo dizer. Passo a explicar no seguinte parágrafo.

Retrata a história de Heidi, uma rapariga de 16 anos, que após um confronto com a sua mãe, se muda para uma rural cidade australiana , Jindabyne, onde inicia a sua torbulenta tentativa de vida independente. Heide vive para os encontros sexuais e usa todas as suas características femininas para obter o que quer. Camufla-se nas suas relações vagas de forma a esconder o seu verdadeiro medo, que é o de ficar sozinha.
Ora, seria de esperar que mostrasse um certo espirito livre, inocência e vulnerabilidade, e digamos que inicialmente até se apresenta como um bom produto, estóico e inocente, mas ao longo do seu desenvolvimento, revela-se um pouco desmedido e demasiadamente centrado na personagem principal. Tem bons momentos é verdade, em que Abbie Cornish está excepcionalmente credível e bela e a realizadora se mantém ao nível de capturar a sua autenticidade, contudo acaba por se render ao vulgar produto cinematográfico.

De qualquer forma, tenho de admitir que o filme não é, de todo, mau, principalmente uma vez que explora, de forma não muito inteligente, a jornada que é feita em torno da vida de Heidi, o processo de crescimento e a busca do amor em várias formas. Vemos o desamparo de uma rapariga de 16 anos e a fragilidade que esta transparece, quando julga ter a maturidade suficiente para viver sozinha. Por fim, acabamos por concordar, Love can really turn your life upside down inside out.

7/10

1 comentário:

Tiago Ramos disse...

Não conhecia mesmo...