01 julho 2009

Hable con Ella

Realizado por Pedro Almodóvar
IMDb: 8.0

A obra-prima de Almodóvar? Muito provavelmente. Tem todos os atributos para tal. Terei que admitir deste realizador vi apenas La Mala Educación e Hable con Ella, mas tal é suficiente para sugerir a tamanha genialidade deste realizador, sempre com um toque de humor e twists constantes. O filme começa com o encontro de dois homens no teatro, Benigno e Marco. A namorada de Marco, toureira, tem um dia um acidente e fica em coma. Acontece que Benigno está também a cuidar de Alicia, que se encontra em coma, e é então que se descobrem deparam os dois em situações semelhantes no hospital. Nasce uma amizade estranha, no entanto, funcional entre os quatro e é então que o destino que entrepõe. Benigno começa a ter fantasias com Alicia, na esperança de a acordar.

O filme inicia-se com uma simples questão. Numa situação destas, a maior parte das pessoas têm reacções extremas. Ou permanecem lá religiosamente, ou têm tendência para se afastar e mesmo abandonar. Benigno resolve o problema de Marco, que apesar de lá continuar, vê-se incapaz de lhe tocar, dando-lhe um conselho: fala com ela.
O ponto central neste filme é decididamente a mulher e é bela a forma genuína e humana como Almodovar expõe o amor profundo que dois homens têm a duas singulares mulheres. Entre momentos de sensualidade e sedução, reina o drama, o desespero por duas relações impossíveis e a desistência num amor sempre ausente/presente.

Outro dos pontos interessantes neste filme é a dicotomia amabilidade/perversidade. A amabilidade, a sensibilidade que Benigno demonstra por Alicia é sem dúvida algo ternurento, romântico e sincero. Mas com o desenvolver do filme, no qual Benigno começa a ter fantasias um pouco perversas e comportamentos obsessivos, começamos a questionar-nos qual a vantagem de sentimentos tão autênticos.
O final do filme é surpreendente e a obra de Almodovar revela-se comovente. Com momentos especialmente tocantes, um dos quais acompanhados pela belíssima musica de Caetano Veloso, “Cucurrucucu Paloma”. Um filme que nos deixa a pensar.

9/10

1 comentário:

O Cara da Locadora disse...

Os filmes do Almodovar são lindos, tanto em história quanto plásticamente dizendo... Não me canso de ver...